Ter a sensação de não aprender é um sintoma que incomoda, machuca e tem suas consequências, portanto, precisa de tratamento, como ocorre em um problema de saúde. Quando a criança não consegue assimilar, raciocinar ou tem dificuldades para interpretar um enunciado para resolver uma questão matemática, é nítido que o problema é uma espécie de “trauma” que não foi tratado.

É preciso entender, primeiramente, o que ocorreu para buscar ajuda e auxiliar no seu processo de recuperação. Resolver essa situação preenchendo esses pequenos “buracos” da aprendizagem com conhecimento.

Nestes casos, o aluno deve receber todo o apoio, pois quando ele não consegue aprender e acompanhar as aulas como os outros colegas, gera frustração e infelicidade: ele não sente mais vontade de frequentar as aulas e acredita que o problema é com ele. Piorando o quadro.

Tem casos mais graves em que a problemática é tão evidente que não é preciso fazer um esforço maior para perceber que algo não vai bem, assim como existem os casos mais sutis. Mas o fato é que a tendência natural do ser humano é aprender, e se ele não está aprendendo como o esperado alguma coisa está errada. O não aprender é um sintoma, assim como a febre.

Na primeira infância, é necessário estimular a fala, o ouvir, a leitura e criar brincadeiras lúdicas, desenvolvendo a percepção e a capacidade de raciocínio. Assim, as crianças chegam preparadas para o ensino. A aprendizagem se torna mais leve e natural.

A educação é a chave para a formação e transformação de qualquer indivíduo. O ensinar é um assunto sério e precisa ser exercido com atenção e dedicação, por parte dos pais e os próprios alunos.

É preciso encorajá-los a errar e aprender. Mostrar que essas falhas fazem parte de seu processo, e que elas devem existir todos os dias. Principalmente, que não devem se envergonhar de errar.

Fonte: http://www.portalguiaescolas.com.br/acontece-nas-escolas/espacoeducacional/ problemas-de-aprendizagem-estudo-revela-que-alunos-acumulamdefasagem- durante-o-ensino-fundamental-por-vagner-apinhanesi/