Presente em praticamente todos os momentos da vida, a música tem papel importantíssimo na formação do indivíduo. Já pequeninos somos apresentados ao mundo dos ritmos e sons. Às vezes tão presente que se torna pano de fundo, mas muito mais do que isso, as melodias e notas musicais são fundamentais para nosso desenvolvimento.

Diversos estudos reforçam que, desde o ventre, os pais podem conversar, contar histórias e cantar para os bebês, que são capazes de ouvir e reconhecer a voz de seus familiares, já os recém-nascidos podem ser acalmados com uma canção de ninar.

Nos primeiros passos para conhecer o mundo, a música ajuda a estimular o desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo. Possui também função cultural, social e emocional, pois através das letras, as crianças conhecem culturas, lugares, e explora o imaginário. Além do mais, músicas carregam uma infinidade de emoções em suas estrofes e refrãos, fazendo com que elas aprendam a expressar seus sentimentos.

Na iniciação escolar, como recurso acadêmico, a música possui um tipo de linguagem lúdica, e com ela as crianças são facilmente inseridas na educação infantil. Através de letras divertidas e ritmos alegres, aprendem a contar, soletrar e rimar, e principalmente podem ser acalmadas ou estimuladas.

Bandas Infantis

Existem dezenas de bandas infantis brasileiras de ótima qualidade para enriquecer o repertório das crianças. Um exemplo é a dupla, de muito prestígio, Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres. Preocupados com a sensibilidade e inteligência das crianças, eles compõem músicas voltadas para o público infantil, desde 1994, e hoje é referência em qualidade musical.

A música popular brasileira também é rica em conteúdo, história e cultura. Artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil podem ser apresentados aos pequenos para que, aos poucos, comecem a compreender o mundo.

Habilidades musicais

Descobrir o gosto pela música pode revelar habilidades motoras, para tocar instrumentos, cantar, dançar e interpretar, tais atividades colaboram ainda mais para o desenvolvimento da personalidade e de novos hobbies.

Fontes: http://blog.andi.org.br/o-papel-da-musica-na-formacao-escolar-da-crianca

http://musicaplena.com/a-influencia-da-musica-no-desenvolvimento-da-crianca/

http://palavracantada.com.br/quem-somos/