As atividades lúdicas na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Essas atividades são também chamadas de Educação Lúdica e têm como intenção causar o prazer e entretenimento a quem a pratica, propiciando a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. Essa afirmação é discutida por Luckesi (1998)* no parágrafo reproduzido a seguir:

“A atividade lúdica é a ação que pode proporcionar a plenitude da experiência, por isso proporciona prazer ao ser humano, seja como exercício, como jogo simbólico ou como jogo de regras. Ele afirma, ainda, que uma atividade lúdica pode não ser divertida”.

As brincadeiras, jogos, contatos com objetos, ou seja, quaisquer atividades que visa proporcionar a interação são atividades lúdicas. Toda criança que participa dessas atividades adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades, gerando um forte interesse em aprender e garantindo o prazer. Essa afirmação é discutida por Vygotsky (1984)* em um breve artigo:

“A Ludicidade no desenvolvimento infantil atribui um papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos”.

Desenvolver atividades lúdicas na Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Abaixo temos algumas sugestões de atividades lúdicas.

- Caixa de Sensações: Uma caixa com furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. Devem-se organizar materiais e objetivos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

- Caminho Colorido: Com folhas de papel pardo e tintas coloridas, deve-se fazer um caminho com tintas para que as crianças carimbem os pés.

- Encontrar o cheiro: Passando um perfume no pano, deve-se esconder na sala em um lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

- Sons: Com faixas de tnt preto, os olhos dos alunos são vendados e ocorrem diferentes barulhos, a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

- Caixa surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, colocam-se os objetivos na caixa para as crianças descobrirem o material.

De Barros, Jussara: Artigo: DEZ JOGOS E BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, Canal do educador.

Maluf Munhoz, Angela Cristina: Artigo: Atividades lúdicas para educação infantil, pág.21, Editora Vozes.