O contato com a poesia pode acontecer de diversas formas na vida de uma criança. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, parlendas, livros e histórias. A leitura de poesias ou poemas, carrega consigo um conhecimento de mundo e desperta a sensibilidade delas, por meio de uma leitura leve, ritmada e prazerosa.

Lendo poesia desde cedo, desenvolve-se uma sensibilidade em aspectos da vida com um todo. A função do poema transcende sua intenção enquanto instrumento educativo. Sua carga semântica é influente na aquisição de comportamentos e significados na infância.

É principalmente nesta fase da vida que desenvolvemos hábitos e apetites. E, para ler e entender poesia, não é necessário nenhum pré-requisito, pelo contrário, quanto mais “puros” estivermos, melhor digerimos e aproveitamos o conteúdo.

Ao contrário do que nos parece, aqueles versos complicados que recorrem a metáforas e a rimas, não são muito difíceis no entendimento infantil.

Além de estimular a imaginação, a poesia é um recurso ideal para que a criança se familiarize com o vocabulário e melhore sua expressão oral; além de ser um meio de transmissão de valores, de estímulo da criatividade e veículo de reflexão. 

Como escolher a poesia ideal para meu filho?

A poesia para crianças deve ser leve, bela, prazerosa, divertida, surpreendente e abordar assuntos que agreguem a formação da pessoa, como a importância da observação e relacionamentos interpessoais.

Para isso, a leitura precisa promover familiaridade com o cotidiano da família, amigos, escola, natureza e obra do Criador, de uma maneira que permita que a criança consiga entender o significado da poesia e isso agregue valores à sua vida.

É importante que o poema seja contextualizado à criança, e trata-se de uma apresentação mesmo, uma ambientação. Sempre releia o poema junto ao seu pequeno – quanto mais ler, mais claro vai ficar. A poesia tem sua origem na fala. Quando parecer difícil de entender – faça a leitura em voz alta. O significado pode estar na sua declamação, em algumas palavras que se destaquem.

Idade ideal para ler poemas
Desde bebês! Mas, é preciso levar em consideração a classificação da poesia. Conforme a criança se desenvolve, pode-se ir elevando o nível de dificuldade e interação com a leitura. Quem sabe até ao ponto de escrever seu próprio poema?!

Fonte:

http://leiturinha.com.br/blog/poesia-e-infancia/

http://www.feiradolivro.pa.gov.br/oficina-debate-a-importancia-da-poesia-na-infancia

http://portaldologosofico.com/importancia-da-poesia-na-infancia/