Durante todo o processo da Educação Infantil, os alunos se deparam com diversos temas que podem aprender e assimilar no seu dia a dia. As figuras geométricas são um conjunto de elementos que tem como características a forma, extensão, propriedades e a posição relativa.

Os principais objetivos deste tema é mostrar que as cores e as formas geométricas estão presentes no ambiente onde vivem e que fazem parte do seu cotidiano, estão presentes na natureza, ao seu redor, em casa ou na escola. Apontar e nomear cores e formas geométricas: o triângulo, o quadrado, retângulo e círculo, facilita na compreensão das particularidades de cada uma.

As diferentes cores e formas geométricas apresentadas na educação infantil tem como propósito aumentar o desenvolvimento, construir noções matemáticas presentes no cotidiano, reconhecer e agrupar figuras e formas geométricas.

Para proporcionar maior aprendizado, o ideal é disponibilizar atividades tridimensionais, por meio de colagem, montagem, recorte, oferecendo a apreciação e o contato com obras de arte, observando suas formas geométricas e descobrindo o que pode ser construído, proporcionando conteúdos para que as crianças possam identificar, comparar, descrever e classificar figuras geométricas, explorando transformações geométricas através de composição e decomposição de figuras, desenvolvendo o raciocínio e a atenção.

Alguns objetos presentes na vida do aluno auxiliam no processo de assimilação como a bola, o dado, o chapéu de aniversário, o funil, o cilindro e o extintor. Deixar a criança em contato com esses objetos coloca na prática o aprendizado, além de ajudar na identificação das figuras geométricas.

Fonte: http://www.mestredosaber.com.br/formas-geometricas-educacao-infantil/