A música é uma forma de expressão e manifestação de pensamentos e emoções, tendo a capacidade de despertar sentimentos, bem como marcar diversas situações desde o início de nossas vidas. Mas, além dessa representação, a música pode auxiliar no desenvolvimento infantil em diferentes habilidades.

Por meio do contato com a música, a criança pode ampliar capacidades relacionadas à alfabetização e comunicação falada e escrita, já que a experiência proporciona curiosidades e aprendizados a palavras ainda desconhecidas pelos pequenos, instigando a busca por novos vocabulários. A partir do conhecimento sobre diferentes termos, a criança passa a ter mais facilidade em se comunicar com outras pessoas, ajudando também no processo de socialização e interação.

Exercitar a recordação sobre letras de algumas canções, postura e movimento para tocar instrumentos, aprendizados sobre novas culturas, além de aguçar a criatividade para a composição de novas músicas são aspectos também relacionados à experiência musical.

Além de trazer benefícios para o intelectual, o ato de cantar estimula o movimento do corpo, com o objetivo de acompanhar o ritmo. Assim, acaba criando novas formas de expressão corporal e dança.

Portanto, muito mais do que proporcionar diversão e ser um hobby em grande parte dos casos, a música pode estar diretamente ligada ao desenvolvimento de todos os seres humanos.

Fonte: https://www.paisefilhos.com.br/crianca/9-beneficios-que-a-musica-proporciona-as-criancas/